"Desenvolvendo o potencial infinito que existe em VOCÊ!"

"Desenvolvendo o potencial infinito que existe em VOCÊ!"
Nossos Artigos:

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Networking: Construa sua rede de contatos!


Networking: Construa sua rede de contatos!

Muito se ouve falar sobre Network ou Networking, principalmente na área de Recursos Humanos. Fala-se sobre a importância de criar, alimentar e manter sua Network. Mas uma pergunta paira sobre a cabeça de nós, reles mortais, que não trabalhamos na área: o que é e para que serve essa técnica?

Uma Network é uma rede (Net) de Trabalho (Work).Isso mesmo!


Network pode ser entendida como uma rede de contatos, cuja relação entre seus integrantes é meramente profissional e que pode abrir caminhos para novas oportunidades. Isso significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maiores serão suas chances de conseguir uma boa colocação profissional. “As pesquisas indicam que de 50% a 70% das pessoas acharam seu último emprego através de networking, ou seja, trabalhando a rede de contatos” (BOMZER, 2009). Dessa forma, criar uma imagem de credibilidade e competência junto às pessoas se tornou vital para dar o impulso à carreira de qualquer profissional.

Não é necessário nenhum malabarismo para criar sua rede de contatos, o networking é um processo natural, que deve ser realizado com freqüência e aprimorado constantemente. Manter contato com as pessoas e não deixar que elas se esqueçam de você é imprescindível. Quando você vai ao supermercado, ao barzinho ou no happy hour com os amigos, durante a conversa você está fazendo networking, ou seja, construindo relações que trazem novos conhecimentos, além de ganhar visibilidade e criar uma imagem positiva.

Segundo Max Gehringer, essa rede é fundamental. Através dela, você pode conseguir um emprego, ou ser indicado para uma entrevista. E ressalta: “... há algumas regrinhas essenciais que precisam ser observadas. A primeira: nunca peça nada no primeiro contato. Tem gente que é apresentada ao gerente de uma empresa e já vai botando um currículo na mão dele. Isso é o anti-Networking. A segunda regra: um Networking não é uma ação entre amigos. É uma ligação entre profissionais que podem se auxiliar mutuamente. Se você é médica e eu sou advogado, um dia você precisará de um advogado, e eu de uma médica. Logo, vale a pena ficarmos em contato...”

Bem, agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esta técnica de relacionamento, exercite seu networking publicando suas idéias e opiniões em nosso blog, fique á vontade!

Afinal: A casa é sua!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão comentário.