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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Competências técnicas X Competências comportamentais

Competências técnicas  X  Competências comportamentais


De acordo com especialistas, o sucesso profissional e pessoal pode fazer grande diferença quando unimos competência técnica e competência comportamental. Mas, afinal, o que é competência técnica e o que é competência comportamental?

A competência técnica tem como base o conhecimento adquirido na formação profissional. Em outras palavras, a competência técnica é própria daqueles cujo currículo (formação profissional) é adequado à função que exercem e que, de modo geral, são profissionais que revelam a preocupação em se manterem atualizados. Á algum tempo, o simples fato de se formar em um curso profissionalizante, técnico ou superior já garantia á pessoa uma vaga no mercado de trabalho. Esta realidade mudou, uma vez que as oportunidades para o ingresso em cursos pós-médio aumentaram em muito!

Desta forma as competências comportamentais passaram a ser o diferencial nas seleções para empresas!

A competência comportamental é adquirida na experiência, tanto profissional quanto de vida. Faz parte das habilidades sociais que exigem atitudes adequadas das pessoas para lidar com situações do dia-a-dia. De modo geral, o desenvolvimento dessa competência é estimulado pela curiosidade, paixão, intuição, razão, cautela, audácia, ousadia, perseverança e otimismo.

Ainda que a pessoa não possua experiência na área pleiteada, algumas características comportamentais são imprescindíveis e podem ser o diferencial na escolha pelo candidato certo! Pró-atividade, bom relacionamento interpessoal, capacidade para aceitar mudanças, boa comunicação, boa vontade, disposição para desafios, vontade de aprimorar-se, simpatia e empatia, podem ser as principais competências observadas num processo seletivo!

Não é necessário ser nenhum super-homem ou mulher-maravilha para atender ao perfil solicitado pelas organizações, muitas dessas competências comportamentais são natas e outras, talvez a maioria, devem ser aprimoradas ao longo do tempo.

No mercado de trabalho moderno já se observa uma nova tendência: “As empresas contratam pelas competências técnicas e demitem pelas competências comportamentais” e para evitar esta triste realidade, os profissionais de RH já avaliam o casamento dessas duas competências no momento decisório da seleção.

Saber unir estas duas competências só depende de você e o sucesso profissional será apenas uma consequência de seu esforço!

Exercite suas competências em nosso blog. Fique á vontade, por que afinal!

A Casa é SUA!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, matéria muito interessante para quem valoriza o autodesenvolvimento. Obrigado

Unknown disse...

Ótimo!


Virgínia Helena disse...

Muito bom!
Esclareceu minhas dúvidas de uma forma bem simples.

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