Se lhe pedirem um abacaxi, traga uma salada de frutas!
No livro de Stephen Covey “Os Sete hábitos das pessoas Altamente eficazes”,
PROATIVIDADE é o primeiro hábito citado.
Mas você sabe o que é ser proativo? E reativo?
O texto abaixo descreve muito bem estas duas atitudes: Luiz era funcionário
de uma empresa há quatro anos e estava muito chateado. Ele aproximou-se
do dono da empresa e foi logo falando: ”_ Estou chateado! Convivo com vocês
há quatro anos e nunca pedi nada. Soube que o Maurício, que chegou aqui há
6 meses,já entrou ganhando igual a mim e o pior:Dizem que ele já recebeu
um aumento de salário! Quero saber como vou ficar nessa história, já que
estou na empresa há mais tempo que ele!”
O proprietário concorda que Luiz tem todo direito de ficar chateado e apenas
lhe pede um favor: “_Gostaria que você fosse ao supermercado e verificasse
se tem abacaxi, pois vou realizar uma festa e quero servir frutas.” Conforme
lhe fora solicitado, Luiz foi até o supermercado e informou que havia bastante
abacaxi. Então o patrão chamou Maurício, lhe fez a mesma solicitação e pediu
que Luiz permanecesse na sala até seu retorno. Ao retornar Maurício informa:
”_Tem abacaxi, mas eles estão verdes. No entanto, as melancias e melões
estão excelentes; as bananas e uvas estão com preços baixos, o que é
ótimo.” Nesse momento, o patrão olha para Luiz e diz:“_Esta é uma das
razões porque Maurício está em melhor situação salarial que você! Ele poderia
ter retornado com uma resposta simples, mas foi além, trouxe possibilidades
e alternativas de escolha.Ele poderia ter sido reativo, apenas trazendo a
resposta,no entanto, ele foi proativo!Agora pense: você se identifica com o
Luiz ou com o Maurício?