"Desenvolvendo o potencial infinito que existe em VOCÊ!"

"Desenvolvendo o potencial infinito que existe em VOCÊ!"
Nossos Artigos:

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ser empreendedor...


Ser empreendedor...


Ser empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças.
É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola.
 É tomar atitudes que ninguém tomou.
É ter a consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história…"

A frase acima, apesar do tom poético, chamou minha atenção pela forma simples e exata que definiu o perfil de um empreendedor. Em primeiro lugar o autor (desconhecido) ressalta que ser empreendedor é ser sonhador, mas não apenas isso: é tornar sonhos em realidade!E ainda, estar disposto a correr riscos moderados, ou seja, arriscar de forma consciente, pesando os prós e os contra. Não ter medo de tentar e não desistir frente aos problemas, ser persistente. Caminhar por lugares desconhecidos, ser inovador, pró-ativo, criativo!Tomar atitudes que ninguém tomou!

O autor nos fala de criar metas desafiadoras e que tragam satisfação pessoal!
Mas afinal o que é uma Meta? Segundo o site orientador on-line “Meta é um marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu todo ou em parte...” e conclui “...Uma ou mais metas podem ser necessárias para se alcançar, por completo, um objetivo”.

Não podemos pensar em empreendedor sem metas. Da mesma forma não podemos pensar em metas que não sejam SMART: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Da seguinte maneira:
• S – Específica por que tem que responder á pergunta “o que?”, ou seja, qual o objetivo central.
• M – Mensurável por que deve ser dimensionada e tem que responder á pergunta “quanto?”.
• A - Alcançável por que tem que ser viável, ou seja, possível de ser realizada.
• R – Relevante por que deve ser muito importante para Você e oferecer um desafio real que o impulsione a alcançá-la.
• T - Temporal por que necessita ter data completa para iniciar e terminar, ou seja, um cronograma de acompanhamento de início e fim. Por exemplo:
Joãozinho sonha em passar no vestibular para mecatrônica na UFMG ainda este ano. Como seria uma meta SMART para o objetivo de Joãozinho:
Meta: Passar no vestibular para mecatrônica na UFMG com no mínimo 90% de aproveitamento, no segundo semestre de 2010, estudando 04 horas por dia, durante 05 dias da semana.

É importante observar que Joãozinho definiu seu objetivo de forma clara e o dividiu em etapas menores e com cronograma de datas e horários. Esta técnica pode ser utilizada para qualquer objetivo que se deseja alcançar, desde a compra de um carro até a abertura de uma empresa.

Seu sucesso só depende de você; para construir sua história não espere que a atitude venha de alguém; família, amigos, cônjuge, governo, etc...Como diria Alexandre Castro, Consultor da empresa Global Leaders "A mudança é uma porta que só se abre por dentro!"

Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la!
Espero que o tema desta semana tenha colaborado para sua reflexão sobre metas, atitudes, felicidade e sucesso, confesso que me fez repensar muitas coisas.
Para sugerir algum tema, encaminhar currículos ou comentar a matéria, fique á vontade!





Afinal: A casa é SUA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão comentário.